segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

INTERROGATÓRIO JOANA D'ARC - 22.02.1431




Fevereiro 22, na Sala Ornament no final do Grande Hall do Castelo de Rouen. O Bispo e 48 assessores presentes.


Em sua presença, nós mostramos que Jean Lemaître, adjunto do inquisidor-mor, tinha sido convocado e exigido por nós a juntar-se ao presente recurso, com a nossa oferta de comunicar-lhe tudo o que foi feito até agora, ou será feito no futuro, mas disse que o deputado respondeu que, tendo sido encomendado pelo Inquisidor-mor para a cidade e diocese de Rouen somente, e de o real ser deduzido por nós em um território que foi cedido a nós pela Capítulo Metropolitan, por motivo de nossa jurisdição ordinária, como Bispo de Beauvais, ele pensou que tinha direito para evitar qualquer nulidade e também para a paz de sua própria consciência, recusar-se a juntar-se com nós, na qualidade de juiz, até que ele deve receber dos o Inquisidor-mor de uma Comissão poderes alargados e mais: que, no entanto, ele não teria nenhuma objeção para ver o julgamento continuar sem interrupção.
Depois de ter ouvido nos a tornar essa narração, o deputado disse que, estando presente, declarou, dirigindo-se a nós, "O que você acabou de dizer é verdade. Tem-se, tanto quanto me cabe, e ainda é agradável para mim que você deve continuar o julgamento ".
Então o disse Joan foi trazido diante de nós.
Alertámos e exigiu dela, sob pena de lei, para fazer juramento como tinha feito no dia anterior e jurar simples e absolutamente falar a verdade sobre todas as coisas em relação aos quais ela deve ser solicitada, ao que ela respondeu:
"Eu jurei ontem: que deve ser o suficiente."
Novamente será necessário que ela jura: que disse a ela, nem mesmo um príncipe, necessário para empossar uma questão de fé, pode recusar.
"Fiz o juramento para você ontem", respondeu ela, "que deve ser o bastante para vocês: o excesso de peso me muito!"
Finalmente, ela fez juramento de falar a verdade no que toca a fé.
Então Maitre Jean Beaupère, um conhecido professor de Teologia, fez, por nossa ordem, a questão, disse Joana. Isso ele fez o seguinte:
"Primeiro de tudo, exorto-vos, assim como você tem jurado, para dizer a verdade sobre o que eu estou a ponto de lhe perguntar."
"Você pode perguntar-me algumas coisas que vou lhe dizer a verdade e algumas em que não vou dizer que você. Se você estava bem informada sobre mim, você desejaria ter-me para fora de suas mãos. Eu não fiz nada exceto pela revelação ".
"Quantos anos você tinha quando deixou a casa de seu pai?"
"Sobre o tema da minha idade eu não posso garantir."
"Em sua juventude, você aprende todo o comércio?"
"Sim, eu aprendi a girar e para costurar; em costura e fiação temo nenhuma mulher em Rouen. Para pavor dos burgúndios, que deixou a casa do meu pai e foi até a cidade de Neufchâteau, em Lorena, para a casa de uma mulher chamada La Rousse, onde peregrinou cerca de quinze dias. Quando eu estava em casa com meu pai, eu me com a empregada ordinária cuida da casa. Eu não ir para os campos com as ovelhas e outros animais. Todo ano eu confessei-me a minha própria cura e, quando ele estava impedido, para outro sacerdote, com a sua permissão. Às vezes, também, duas ou três vezes, eu confessei ao frades mendicantes, o que estava em Neufchâteau. Na Páscoa recebi o sacramento da Eucaristia ".
"Você já recebeu o sacramento da Eucaristia, em qualquer outra festa mas a Páscoa?"
"Que passam pelo [Outre Passez]. Eu tinha treze anos quando eu tinha uma voz de Deus para a minha ajuda e orientação. A primeira vez que ouvi esta voz, eu estava muito assustada, era meio-dia, no verão, no jardim do meu pai. Eu não estavam em jejum no dia anterior. Ouvi esta voz à minha direita, em direção à Igreja, raramente posso ouvi-lo sem que seja acompanhado também por uma luz. Esta luz vem do mesmo lado da voz. Geralmente é uma grande luz. Desde que vim para a França eu tenho ouvido muitas vezes essa voz. "
"Mas como você pode ver esta luz que você fala, quando a luz estava ao lado?"
A esta pergunta, ela respondeu nada, mas foi para outra coisa. "Se eu estivesse em uma madeira, eu podia facilmente ouvir a voz que veio até mim. Pareceu-me a vir de lábios que eu deveria reverência. Penso que me foi enviado de Deus. Quando eu ouvi pela terceira vez, eu reconheceu que era a voz de um anjo. Essa voz tem sempre guardado-me bem, e eu sempre entendi, ele me instruiu para ser bom e ir com freqüência à igreja, ele me disse que era necessário para mim entrar em França . Você me pergunta em que esta forma de voz pareceu-me? Você vai ouvir mais do que de mim neste momento. Ele disse-me duas ou três vezes por semana: 'Você tem que ir para a França. " Meu pai não sabia de nada do meu curso. A voz me disse: 'Vai para a França! " Eu poderia ficar por mais tempo. Ele me disse: 'Vai, levantar o cerco que está a ser feita antes de a cidade de Orleans. agora! " , acrescentou, 'a Robert de Baudricourt, Capitão do Vaucouleurs: ele irá fornecer-lhe uma escolta para acompanhá-lo. " E eu respondi que eu era apenas uma pobre moça, que não sabia nada de cavalo ou de combate. Fui para o meu tio e disse que queria ficar perto dele por um tempo. Fiquei lá oito dias. Eu disse a ele: "Preciso ir para Vaucouleurs. Ele me levou lá. Quando cheguei, percebi Robert de Baudricourt, embora eu nunca o tinha visto. Eu sabia que ele, graças a minha voz, que me fez reconhecê-lo. Eu disse a Robert, "eu devo ir para a França!" Robert duas vezes se recusou a me ouvir, e expulsaram-me. Pela terceira vez, ele me recebeu, e forneceram-me com os homens; a Voz me tinha dito que seria assim. O duque de Lorraine deu ordens para que eu deveria tomar para ele. Eu fui lá. Eu disse a ele que queria ir para França. O duque me fez perguntas sobre sua saúde, mas eu disse que eu sabia de nada. Falei com ele pouco da minha viagem. Eu disse que ele foi enviar seu filho comigo, juntamente com algumas pessoas para conduzir-me para a França, e que gostaria de rezar a Deus por sua saúde. Eu tinha ido a ele com um salvo-conduto: a partir daí, voltei a Vaucouleurs. De Vaucouleurs parti, vestido como um homem, armado com uma espada me dado por Robert de Baudricourt, mas sem outras armas. Eu tinha comigo um cavaleiro, um escudeiro, e quatro funcionários, com quem chegou à cidade de Saint-Urbain, onde eu dormia em uma abadia. No caminho, passei por Auxerre, onde ouvi a missa na igreja principal. Desde então muitas vezes eu ouvi minhas vozes ".
"Quem lhe aconselhou a ter um vestido de homem?"
Para essa pergunta várias vezes, ela se recusou a responder. No final, ela disse: "Com o que eu cobro a ninguém." Muitas vezes ela variou em suas respostas a essa pergunta. Então ela disse:
"Robert de Baudricourt fez aqueles que foram comigo juro para conduzir-me bem e com segurança." agora ", disse Robert de Baudricourt-me, agora! E deixar vir o que pode!" Eu sei bem que Deus ama o Duque de Orleans; tive mais revelações sobre o Duque de Orleans do que com qualquer homem vivo, exceto o meu rei. Era necessário que eu mudasse a minha roupa da mulher para o vestido de um homem. Meu advogado disse que nela bem. Enviei uma carta para o Inglês antes de Orleans, para fazê-los sair, como pode ser visto em uma cópia da minha carta que foi lida para mim nesta cidade de Rouen, há, no entanto, duas ou três palavras em que esta cópia não estavam na minha carta. Assim, "Surpreender à empregada doméstica," deve ser substituída por "Surpreender o rei". As palavras, 'corpo para o corpo "e" chefe de guerra "não estavam na minha carta a todos.
Eu fui, sem entraves ao rei. Tendo chegado à aldeia de Santa Catarina de Fierbois, enviei pela primeira vez para o castelo de Chinon, onde o rei estava. Cheguei lá para o meio-dia, e apresentou primeiro em uma pousada. Depois do jantar, fui para o Rei, que estava no Castelo. Quando entrei na sala onde foi que eu reconheci-o entre muitos outros pelo conselho de minha voz, que revelou a ele a mim. Eu disse a ele que queria ir e fazer a guerra no Inglês. "
"Quando a voz lhe mostrou o Rei, havia qualquer luz?"
"Passa".
"Você viu um anjo sobre o rei?"
"Poupem-me. Transmitir. Antes que o rei me colocou para trabalhar, ele teve muitas aparições e revelações bonito."
"Revelações e aparições que teve o rei?
"Eu não vou te dizer, mas não é ainda tempo para lhe responder sobre eles, mas enviar para o rei, e ele vai lhe dizer. A voz me tinha prometido que, logo que cheguei ao rei, ele iria me receber. Aqueles do meu partido sabiam muito bem que a Voz me tinha sido enviado de Deus, eles têm visto e conhecido essa voz, tenho certeza disso. My King e muitos outros também têm visto e ouvido as vozes que veio a mim: não estavam lá Carlos de Bourbon e dois ou três outros. Não há um dia em que eu não ouço essa voz, e eu tenho muita necessidade dela. Mas nunca perguntei de que qualquer recompensa, mas a salvação de minha alma. A voz me disse para ficar em Saint-Denis, na França, eu queria fazê-lo, mas, contra minha vontade, os senhores me fez sair. Se eu não tivesse sido ferido, eu nunca deveria ter saído. Depois de ter deixado de Saint-Denis, que foi ferido nas trincheiras antes de Paris; mas eu estava curada em cinco dias. É verdade que me causou um ataque para ser feita antes de Paris. "
"Foi um festival que dia?
"Acho que certamente foi um festival."
"É uma coisa boa para fazer um assalto em um festival?"
"Passa".
E quando parecia que tinha sido feito o suficiente para o dia, temos o caso adiada para o próximo sábado, 24.02, às 8 horas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário