quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

INTERROGATÓRIO JOANA D'ARC - 24.02.1431

Sábado 24 fevereiro, no mesmo local. O Bispo e 62 assessores presentes.
Na sua presença nós exigia a Joan supracitado a jurar dizer a verdade simples e absolutamente sobre as questões a serem endereçadas a ela, sem acrescentar qualquer restrição ao seu juramento. Nós fizemos três vezes, assim admoestar ela. Ela respondeu:
"Dê-me licença para falar. Por minha fé! Você pode muito bem perguntar-me coisas como eu não vou dizer. Talvez em muitas das coisas que você pode me perguntar eu não verdade vos digo, especialmente, aquelas que tocam nas minhas revelações , pois você pode limitar-me a dizer coisas que eu não tenho jurado a dizer, então eu deveria ser perjúrio, que você não deve desejar. " [Dirigindo-se ao bispo:] "Eu digo a você, guardai-vos bem do que você diz, você, quem é meu juiz; você tomar uma grande responsabilidade, portanto, me cobrando. Devo dizer que é o suficiente para ter jurado duas vezes. "
"Você vai jurar, simples e absolutamente?"
"Você pode certamente fazer sem isso. Jurei bastante já por duas vezes. Todo o clero de Rouen e Paris não pode condenar-me se não será lei. Da minha vinda para a França eu vou falar a verdade de boa vontade, mas não vou dizer tudo: no espaço de oito dias não seriam suficientes. "
"Aceite o conselho de assessores, se você deve jurar ou não."
"É a minha vinda eu vou de bom grado falar a verdade, mas não do resto, não falam mais dele para mim."
"Você torna-se passível de suspeita de não estar disposto a jurar dizer a verdade absoluta".
"Fala-me mais do mesmo. Passar."
"Voltamos a exigir que você jurar, com precisão e certeza."
"Eu vou dizer de bom grado o que eu sei, e ainda não é tudo. Eu vim em nome de Deus, não tenho nada para fazer aqui, deixe-me ser enviado de volta para Deus, de onde eu vim."
"Novamente, convocar e exigem que você Juro, sob pena de ir adiante cobrado com o que é imputada a você".
"Passa".
"A última vez que exigem que você jurar, e adverti-lo com urgência para falar a verdade sobre tudo o que diz o seu julgamento, você se expõe a um grande perigo de tal recusa."
"Estou pronto para falar a verdade sobre o que eu sei tocar o julgamento".
E dessa maneira que ela estava sob juramento.
Então, por nossa ordem, ela foi questionada por Maître Jean Beaupère, um conhecido médico, como segue:
"Quanto tempo faz que você não tem comida e bebida?"
"Desde ontem à tarde."
"Quanto tempo faz que você ouviu sua voz?"
"Eu ouvi-los ontem e hoje".
"Na hora que você fez ontem ouvi-los?"
"Ontem eu ouvi três vezes, --- uma vez de manhã, uma vez que as Vésperas, e novamente quando tocou a Ave Maria, à noite. Eu mesmo ouvi-los com mais frequência do que isso."
"O que você estava fazendo ontem de manhã, quando a voz veio para você?"
"Eu estava dormindo: a voz acordou-me."
"Foi por tocar-lhe no braço?"
"Isso despertou-me sem me tocar."
"Estava em seu quarto?"
"Não tanto quanto eu sei, mas no Castelo".
"Você quis agradecer-lhe? E fez você ir de joelhos?"
"Eu agradeci a ele. Eu estava sentado na cama, me juntei minhas mãos, eu implorei a sua ajuda. A voz me disse: 'Resposta corajosamente. Pedi conselhos a respeito de como eu deveria responder, pedindo para suplicar por este conselho do Senhor. A voz me disse: 'Resposta corajosamente, Deus vai te ajudar. " Antes eu tinha rezado para me dar conselhos, ele me disse várias palavras que eu não poderia compreender facilmente. Depois que eu estava acordada, ele me disse: 'Resposta corajosamente. "[Dirigindo-se para nós, o bispo disse:]" Você diz que você é meu juiz. Tome cuidado que você está fazendo, porque na verdade eu sou enviado por Deus, e você colocar-se em grande perigo. "
Maître Beaupère, continuando, disse:
"Tem essa voz às vezes variadas em seus assessores?"
"Eu nunca achei que dar duas opiniões contrárias. Esta noite, mais uma vez eu ouvi ele dizer: 'Resposta corajosamente".
"A sua voz é proibido de dizer tudo o que você pede?"
"Eu não vou te responder sobre isso. Tenho revelações tocar o rei que eu não vou te dizer."
"Será que você é proibido de dizer essas revelações?
"Eu não tenham sido alertados sobre estas coisas. Dê-me um atraso de quinze dias, e eu vou lhe responder. Se a minha voz proibiu-me, o que você diria sobre isso? Acredite em mim, não é proibido os homens que têm de mim. Hoje eu não vou responder: Eu não sei se devo, ou não, não foi revelado para mim. Mas tão firmemente como eu acredito na fé cristã e que Deus nos redimiu das penas do inferno, que a voz veio-me de Deus e por Sua vontade. "
"A voz que você diz que aparece para você, ele vem diretamente de um anjo, ou diretamente de Deus, ou ele vem um dos santos?"
"A voz me vem de Deus, e eu não lhe dizer tudo o que sei sobre ele: Eu tenho muito mais medo de fazer o errado em dizer a você coisas que desagradam-lo, do que eu tenho de responder a você. Quanto a esta questão Peço-lhe que me conceda demora ".
"Será que desagradam a Deus para falar a verdade?"
"Meu Voices ter confiado a mim as coisas certas para dizer ao rei, não a você. Esta noite eles me disseram muitas coisas para o bem-estar do meu Rei, que eu poderia saber de uma vez, mesmo se eu não devem beber vinho até a Páscoa, ... o rei seria o mais alegre no seu jantar!
"Você pode lidar não é assim com suas vozes que irão transmitir a notícia ao seu rei?"
"Eu não sei se a voz que obedecer, e se for vontade de Deus. Se Deus quiser, Ele vai saber como revelá-la ao rei, e eu vou estar bem de conteúdo".
"Por que não esta voz fala mais ao seu rei, como fez quando estava na sua presença?"
"Eu não sei se é a vontade de Deus. Sem a graça de Deus, não sei como fazer nada."
"O seu advogado revelou-lhe que você vai escapar da prisão?"
"Não tenho nada a dizer sobre isso."
"Esta noite, foi a sua voz lhe dar conselhos e advertências quanto ao que você deve responder?"
"Se ele me deu conselhos e respectivos conselhos, eu não entendo".
"As duas últimas ocasiões em que você já ouviu essa voz, fez um brilho veio?"
"O brilho vem ao mesmo tempo que a voz".
"Além da voz, você consegue ver alguma coisa?"
"Eu não vou te contar tudo, eu não deixar, o meu juramento, não toque nisso. Minha voz é boa e, para ser homenageado. Eu não sou obrigado a responder-lhe sobre isso. Solicito que os pontos em que eu faço Não responda agora pode ser-me dado por escrito. "
"A Voz de quem pedir conselho, ela tem um rosto e os olhos?"
"Não sabemos ainda. Existe um ditado entre as crianças, que« Às vezes, um é enforcado por falar a verdade. "
"Você sabe se você estiver na graça de Deus?"
"Se eu não estou, que Deus me colocar lá, se eu estou, que Deus possa me manter assim. Eu deveria ser o mais triste de todos os, o mundo se eu sabia que não estavam na graça de Deus. Mas se eu estivesse em um estado de pecado, você acha que a Voz, chegaria para mim? Eu gostaria que cada um podia ouvir a voz que eu ouvi-lo. Acho que foi de cerca de treze anos quando ele veio a mim pela primeira vez. "
"Em sua juventude, você jogou os campos com as outras crianças?"
"Eu certamente fui algumas vezes, eu não sei em que idade."
"Do lado da Domremy pessoas com os burgúndios ou com o partido oposto?"
"Eu sabia que só um Borgonha em Domrémy. Eu deveria ter sido muito dispostos para eles cortaram a cabeça --- sempre teve aprouve a Deus ".
"As pessoas Maxey, eram burgúndios, ou contra os burgúndios?"
"Eles estavam burgúndios. Logo que eu sabia que minhas vozes eram para o rei da França, eu amei os burgúndios mais. Os burgúndios, haverá guerra a menos que eles fazem o que devia, eu sei que a minha voz. O Inglês já estavam na França, quando minhas vozes começaram a vir para mim. Não me lembro de estar com os filhos de Domremy quando iam para a luta contra os de Maxey para o lado francês, mas eu certamente viu os filhos Domremy que tinham lutado com os próximos Maxey para trás muitas vezes, ferido e sangrando. "
"Se você tivesse na sua juventude qualquer intenção de combater os burgúndios?"
"Eu tinha uma grande vontade e desejo que o meu rei deve ter seu próprio reino".
"Quando você tinha que vir para a França, não deseja ser um homem?"
"Já respondi a essa outra parte."
"Você não levar os animais para os campos?
"Eu já respondi isso também. Quando eu era maior e havia chegado aos anos de discrição, não me cuidar delas em geral, mas me ajudou a levá-los para os prados e de uma chamada de Ilha do Castelo, por medo dos soldados. Eu não lembro se levou em minha infância ou não ".
"O que você tem a dizer sobre uma certa árvore que está perto de sua aldeia?"
"Não muito longe Domremy há uma árvore que eles chamam de" Tree The Ladies '--- outros chamam de "A Árvore de Fadas '; perto, há uma primavera onde as pessoas doentes da febre vêm beber, como eu tenho ouvido, e para buscar água para recuperar sua saúde. Eu os vi-me vir assim, mas eu não sei se eles foram curados. Ouvi dizer que os doentes, uma vez curado, vir a esta árvore de andar. É uma bela árvore, uma faia, de onde vem o "beau MAY '--- a que pertence o Pierre Seigneur de Bourlement, Knight. Tenho por vezes a jogar com as meninas, para fazer guirlandas de Nossa Senhora de Domrémy. Muitas vezes ouvi os velhos --- não são de minha linhagem --- dizem que as fadas assombrar esta árvore. Eu também ouvi uma das minhas madrinhas, nomeado Jeanne [Joan] esposa, do Aubery Maire de Domrémy, dizem que ela já viu as fadas há; seja verdade, eu não sei. Quanto a mim, eu nunca vi eles que eu saiba. Se eu os vi em nenhum outro lugar, eu não sei. Eu vi as meninas colocando guirlandas nos ramos desta árvore, e eu próprio, por vezes, colocá-los lá com meus companheiros, às vezes, nós tomamos essas guirlandas embora, às vezes nós deixamos eles. Desde que eu soube que era necessário para eu entrar em França, dei-me até o mínimo possível para estes jogos e distrações. Desde que eu tinha crescido, não me lembro de ter dançado lá. Eu posso ter dançado lá anteriormente, com as outras crianças. Tenho cantado há mais do que dançava. Há também uma madeira chamada de madeira de carvalho, que pode ser visto a partir da porta de meu pai, não é mais de meia légua de distância. Eu não sei e nunca ouvi falar, se as fadas aparecem lá, mas meu irmão disse-me que é dito no bairro: "Jeannette [Joanie] recebeu a sua missão na fada das Árvore ". Não é o caso, e eu disse-lhe o contrário. Quando cheguei diante do Rei, várias pessoas me perguntaram se não havia no meu país uma madeira, chamado de Oakwood, porque havia profecias que disse que a partir do bairro de esta madeira vinha uma empregada doméstica que deveria fazer coisas maravilhosas. Eu coloquei nenhuma fé nisso. "
"Você gostaria de ter um vestido de mulher?"
"Dê-me um, e vou levá-la e vá-se embora, caso contrário, não. Estou satisfeito com o que tenho, já que agrada a Deus que eu vesti-la."
Isto feito, nós permanecemos no interrogatório, e adiar o restante para a próxima terça, dia em que temos convocou todos os assessores, no mesmo local e hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário