sábado, 27 de fevereiro de 2010

INTERROGATÓRIO JOANA D'ARC - 27.02.1431

Terca-feira, 27 fevereiro, no mesmo local. O Bispo e 54 assessores presentes.

Na sua presença, disse Joan necessária a jurar dizer a verdade sobre tudo, tocando seu julgamento.
"De bom grado eu juro", respondeu ela, "dizer a verdade sobre tudo, tocando o julgamento, mas não sobre tudo o que eu sei".
Nós lhe exigiu novamente para falar a verdade sobre tudo o que deve ser perguntado a ela.
"Você deveria estar satisfeito", respondeu ela. "Eu jurei o suficiente."
Então, pela nossa Ordem, Maitre Beaupère começou a interrogá-la. E primeiro ele perguntou a ela, como ela havia sido desde o sábado antes?
"Você pode ver por si mesmo como eu sou. Eu sou assim como pode ser."
"Você rapidamente a cada dia esta Quaresma?"
"É que, no caso? Bem, sim! Tenho jejum todos os dias durante a Quaresma."
"Você já ouviu suas vozes desde sábado?
"Sim, realmente, muitas vezes."
"Você quis ouvi-los no sábado, nesta sala, onde estava a ser examinada?"
"Isso não é o seu caso. Muito bem, então --- sim! Eu ouvi-los."
"Qual foi a sua voz dizer para você no sábado passado?"
"Eu não compreendo muito bem isso, e até o momento em que voltei ao meu quarto, eu não ouvi nada que eu possa repetir a você."
"O que o fez dizer a você em seu quarto, em seu retorno?"
"Ele me disse:" Responda-lhes coragem. " Eu tomo o conselho com a minha voz sobre o que você me perguntar. Willingly vou dizer o que eu deve ter a permissão de Deus para revelar, como as revelações sobre o rei da França, não vou dizer a eles sem a permissão da minha voz. "
"A sua voz é proibido de dizer tudo?"
"Eu não compreendo muito bem isso".
"Qual foi a sua última voz dizer para você?"
"Eu pedi conselhos sobre certas coisas que você me pediu."
"Será que ele lhe dar conselhos?"
"Em alguns pontos, sim, em outro você pode pedir-me para uma resposta que não vou dar, não ter tido férias. Pois, se eu respondi, sem deixar, eu deveria deixar de ter a minha voz como mandado. Quando eu tiver a permissão de Nosso Salvador, eu não devo temer a falar, porque vou ter mandado ".
"Esta voz que fala com você, é o de um anjo, ou de um santo, ou de Deus direto?"
"É a voz de Santa Catarina e Santa Margarida.30 Seus rostos são adornadas com coroas bonito, muito rico e precioso. Para dizer isso eu tenho licença de Nosso Senhor. Se você duvida disso, enviar a Poitiers, onde foi examinado antes. "
"Como você sabe se estes foram os dois Santos? Como distinguir um do outro?"
"Eu sei muito bem se é que eles, e eu posso facilmente distinguir uma da outra."
"Como você distingui-los?"
"Com a saudação que me dão. Trata-se sete anos desde que se comprometeram a orientar-me. Eu os conheço bem, porque eles foram nomeados para mim."
"São estes dois santos vestidos com as mesmas coisas?"
"Vou dizer-lhe nada mais justo agora, eu não tenho permissão para revelá-la. Se você não acredita em mim, vá para Poitiers. Existem algumas revelações que vêm para o Rei de França, e não para vocês, que estão me questionando ".
"Eles são da mesma idade?"
"Eu não tenho autorização para dizer."
"Será que eles falam ao mesmo tempo, ou um após o outro?"
"Eu não deixar de dizer, no entanto, sempre tive o conselho de ambos."
"Qual deles lhe apareceu primeiro?"
"Eu não sabia distingui-las em primeiro lugar. Eu sabia muito bem uma vez, mas eu esqueci. Se eu sair, eu ia dizer-lhe de bom grado: está escrito no registo de Poitiers.31 Também recebi o conforto de Saint Michael. "
"Qual dessas duas aparições veio com você primeiro?"
"São Miguel".
"É um longo tempo desde que ouvi pela primeira vez a voz de São Miguel?"
"Eu não disse nada com você sobre a voz de São Miguel, e digo que tive um grande conforto dele."
"Qual foi a primeira voz que veio para você quando você estava cerca de treze?"
"Foi Saint Michael: Eu o vi diante dos meus olhos, ele não estava sozinho, mas completamente cercado pelos anjos do céu. Vim para a França apenas por ordem de Deus."
"Você viu São Miguel e estes anjos corporal e na realidade?"
"Eu os vi com meus próprios olhos, assim como eu te vejo, quando iam de mim, eu chorei. Eu deveria ter gostado de ser levado com eles."
"E o que era Saint Michael gosta?"
"Você não terá mais resposta de mim, e eu ainda não estou livre para dizer."
"O que São Miguel dizer a você neste momento em primeiro lugar?"
"Você não terá mais responder sobre isso de mim hoje. Minhas vozes me disseram, 'Responder com ousadia. Uma vez eu disse ao rei tudo o que havia sido revelado para mim, porque ele causa dele, mas eu não sou mais livre para revelar-lhe tudo o que São Miguel disse para mim ". [Para Maitre Beaupère:] "Eu desejo que você possa obter uma cópia deste livro em Poitiers, se agradar a Deus."
"Ter o suas vozes proibido você fazer conhecer suas revelações, sem deixar com eles?"
"Eu vou lhe responder mais nada sobre isso. Em tudo o que eu sair, vou responder de bom grado. Eu não entendi muito bem se o minhas vozes proibiram-me a resposta."
"Sinal de que você dá que você tem essa revelação de Deus, e que é de Santa Catarina e Santa Margarida que falam com você?"
"Eu tenho dito que é ele, acredite se quiser".
"Você está proibido de dizer?"
"Eu não compreendi muito bem se isso é proibido ou não".
"Como você pode certificar-se de distinguir as coisas como você é livre para dizer, daqueles que são proibidos?"
"Em alguns pontos eu pedi férias, e em outros eu consegui-o. Preferia ter sido dilacerado por quatro cavalos que tenham estado em França, sem deixar de Deus."
"Foi Deus quem lhe prescrito a roupa de um homem?"
"O que preocupa este vestido é uma coisa pequena --- menos do que nada. Eu não levá-lo pelos conselhos de qualquer homem no mundo. Eu não ter esse vestido ou fazer qualquer coisa, mas pelo comando de Nosso Senhor e do anjos ".
"Será que ele aparecer para você que esse comando para ter vestido o homem era legal?"
"Tudo o que tenho feito é por comando de Nosso Senhor. Se eu tivesse dito para tomar alguns outros, eu deveria ter feito isso, porque ele teria sido o seu comando."
"Será que você não aproveitar esta peça de vestuário, por despacho de Robert de Baudricourt?"
"Não."
"Você acha que ele estava bem vestido para levar um homem?"
"Tudo o que tenho feito pela ordem de Nosso Senhor, eu acho que foi bem feito, eu olho para a garantia boa e boa ajuda na mesma."
"Neste caso particular, esta tomada de vestido de homem, você acha que fez bem?"
"Eu não fiz nada no mundo, mas por ordem de Deus."
"Quando vi essa voz que vem de você, havia uma luz?
"Não havia muita luz em toda parte, como era decente." [Dirigindo-se a Maître Beaupère:] Não é que tudo vem de você! "
"Havia um anjo sobre a cabeça de seu rei, quando o viu pela primeira vez?"
"Por Nossa Senhora! Se houvesse, eu não sei nada dele, eu não vi."
"Havia uma luz?
Havia mais de três centenas de cavaleiros e mais de cinqüenta tochas, sem contar com a luz espiritual ".
"Por que o seu rei capaz de colocar a fé em suas palavras?"
"Ele tinha bons sinais, e do clero me deu testemunho".
"Que revelações tem seu rei teve?"
"Você não vai tê-los de mim este ano. Durante três semanas fui questionado pelo clero em Chinon e em Poitiers. Antes ele estava disposto a acreditar em mim, o Rei tinha um sinal de minha missão, e ao clero do meu partido eram de opinião que não havia nada, mas bom em minha missão ".
"Você foi a Santa Catarina de Fierbois?"
"Sim, e eu ouvi há três missas em um dia. Depois, fui para o castelo de Chinon, de onde eu enviei cartas ao rei, para saber se eu deveria ter permissão para vê-lo, dizendo que eu tinha viajado de uma centena de e cinquenta léguas para chegar a sua ajuda, e que sabia muitas coisas boas para ele. Acho que me lembro que havia em minha carta a observação de que eu deveria reconhecê-lo entre todos os outros. eu tinha uma espada que eu tinha tomado uma Vaucouleurs. Embora Eu estava em Tours, ou em Chinon, enviei a buscar uma espada que estava na Igreja de Santa Catarina de Fierbois, atrás do altar, que foi encontrado lá uma vez, a espada estava no chão, e enferrujado; sobre ela Foram cinco cruzes, eu soube pela minha voz, onde ela estava. eu nunca tinha visto o homem que passou a procurar por ela. eu escrevi aos padres do lugar, que poderia agradar-lhes a deixar-me ter essa espada, e eles enviou-o para mim. Foi debaixo da terra, não muito profundamente enterrada, atrás do altar, assim parecia-me: Eu não sei exatamente se era antes ou atrás do altar, mas eu acredito que eu escrevi dizendo que estava em parte de trás. Logo que foi encontrado, os Padres da Igreja, esfregou-a, ea ferrugem caiu de uma só vez, sem esforço. Foi um armeiro de Tours, que passou a olhar para ele. The Priests de Fierbois me fez um presente de um peixe-espada, aqueles de Tours, de outro, um era de veludo carmesim, o ouro outra de pano-de-. eu tinha um prisioneiro terceiro feitos de couro, muito forte. Quando eu tinha tomado eu não tinha essa espada. eu sempre suportaram a espada de Fierbois a partir do momento que eu tive até minha partida de Saint-Denis, após o ataque a Paris.
"Que bênção você invocar, ou ter sido invocado, por esta espada?"
"Eu nem abençoou-o, nem tinha abençoado: Eu não deveria ter conhecido como para definir sobre o assunto. Eu me importei muito por esta espada, pois tinha sido encontrado na Igreja de Santa Catarina, a quem eu tanto amo."
"Você já foi no Coulange-les-Vineuses?"
"Eu não sei".
"Você às vezes, colocou a sua espada sobre um altar, e, ao colocá-lo, era que sua espada poderia ser mais feliz?"
"Não que eu saiba."
"Você às vezes rezou para que possa ser mais feliz?"
"É bom saber que eu queria minha armadura poderia ter boa sorte!"
"Se você tivesse sua espada, quando você estava preso?"
"Não, eu tinha um que tinha sido tomada em um Borgonha."
"Onde estava a espada de Fierbois esquerda?"
"Eu ofereci, em Saint-Denis, uma espada e armadura; mas não era essa espada. Eu tinha que, Lagny; de Lagny de Compiègne, eu tinha a espada da presente Borgonha, era uma boa espada de combate --- muito bom para dar bofetes robusto e pancadas rígido. Para dizer o que aconteceu com a espada outros não diz respeito a este caso, e eu não vou responder sobre isso agora. Meus irmãos têm todos os meus bens, meus cavalos, minha espada, tanto quanto eu sei, eo resto, que valem mais de doze mil escudos ".
"Quando você estava em Orleans, tinha-lhe um padrão, ou bandeira; e de que cor era? "
"Eu tinha uma bandeira de que o campo estava polvilhado com lírios, o mundo foi pintado ali, com um anjo de cada lado, era branco, de pano branco chamado 'boccassin'; havia escrito acima, eu acredito, 'Jhesus Maria ', que foi com franjas de seda. "
"As palavras 'Jhesus Maria' foram escritos acima, abaixo ou ao lado?"
"Ao lado, eu acredito."
"Que não se importa para a maioria, a sua bandeira ou a espada?"
"Melhor, quarenta vezes melhor, minha bandeira de minha espada!"
"Quem fez você receber essa pintura feita em cima de sua bandeira?"
"Eu já lhe disse muitas vezes, que eu não tinha nada feito, mas pelo comando de Deus. Fui eu, eu, que suportaram essa bandeira, quando atacaram o inimigo, para salvar matar qualquer um, pois eu nunca matei ninguém ".
"Que força fez o rei dar-lhe quando ele ajustá-lo para trabalhar?"
"Ele me deu dez ou doze mil homens. Primeiro, fui para Orleans, a fortaleza de Saint Loup, e depois para o da ponte."
"Qual fortaleza foi atacada quando você fez os seus homens se aposentar?"
"Eu não me lembro. Eu estava absolutamente certo de levantar o cerco de Orleans, eu tinha a revelação da mesma. Eu disse isso ao rei antes de ir para lá."
"Antes do assalto, você não contar a seus seguidores que você só receberia as setas, cross-parafusos, e pedras, lançadas por canhões e as máquinas?"
"Não, cem e mais ainda das minhas pessoas ficaram feridas. Eu disse-lhes:" Seja corajoso, e você vai levantar o cerco. Então, no ataque à fortaleza ponte, eu estava ferido no pescoço por uma flecha ou cruz-parafuso; mas eu tinha um grande conforto de Santa Catarina, e foi curada em menos de uma quinzena. Eu não interrupção para este ou quer montar meu trabalho. Eu sabia muito bem que eu deveria estar ferido, eu tinha dito ao rei que sim, mas que, não obstante, devo continuar com meu trabalho. Esta tinha sido revelado a mim por as vozes dos meus dois dos Santos, a Catherine Margaret abençoado e abençoado. Fui eu quem primeiro plantou uma escada contra a fortaleza da Ponte, e foi em levantar essa escada que eu estava ferido no pescoço por este crossbolt ".
"Por que você não aceitar o tratado com a Capitão do Jargeau?"
"Foi o Senhores do meu partido que responderam o Inglês que eles não deveriam ter demora na quinzena, que pediram, dizendo-lhes que eles estavam para se aposentar de uma vez, eles e seus cavalos. Quanto a mim, eu disse-lhes de Jargeau para se aposentar se quisessem, com seus gibões,41 e sua vida segura, se não, eles seriam tomadas de assalto. "
"Se você tivesse qualquer revelação de seu advogado, ou seja, de suas vozes, para saber se era certo ou não dar trégua esta quinzena?"
"Eu não me lembro."
Neste ponto, o resto do inquérito, foi adiada para outro dia. Temos fixada para quinta-feira, 1 de Março, na próxima reunião, no mesmo local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário