segunda-feira, 1 de março de 2010

INTERROGATÓRIO DE JOANA D'ARC - 01.03.1431

Quinta - feira, 1 marçor, No mesmo local, o bispo e 58 assessores presentes.

Na sua presença, convocou e exigiu Joan simples e absolutamente para tomar seu juramento de dizer a verdade sobre o que deveria ser perguntei a ela.
"Estou pronto", respondeu ela, "como já declarou a você, para falar a verdade sobre tudo o que sei tocar neste processo, mas eu sei que muitas coisas. Não tocar neste caso, e do qual não há Preciso falar com você. Vou falar de boa vontade e com toda a verdade em todos os toques que neste caso ".
Estamos novamente convocado e exigiu dela, e ela respondeu:
"O que eu sei, na verdade, tocar o processo, vou dizer de bom grado."
E desta maneira que ela jurar, com as mãos sobre os Santos Evangelhos. Então ela disse:
"Por que eu sei tocar no caso, eu vou falar a verdade de boa vontade, vou dizer-lhe tanto como eu faria para o Papa de Roma, se eu estivesse diante dele."
Então ela foi analisada como segue:
"O que você acha do nosso Senhor o Papa? E quem você acredita ser o verdadeiro Papa?"
"Existem dois deles?"
"Será que não vou receber uma carta do Conde d'Armagnac, perguntando-lhe qual dos três Pontífices ele deve obedecer?"
"O Conde de fato escrever para mim sobre este assunto. Eu respondi, entre outras coisas, que quando eu deveria estar em repouso, em Paris ou em outro lugar, eu lhe daria uma resposta. Eu estava naquele momento montando o meu cavalo quando Enviei esta resposta. "
Nesta conjuntura, Pedimos para ser lido a cópia da carta do Conde e da resposta de Joana, que assim se expressa:
"Minha muito querida Lady --- eu humildemente recomendo-me a vós, e orar, pelo amor de Deus, que, considerando as divisões que estão no tempo presente na Santa Igreja Universal sobre a questão dos Papas, pois existem agora três disputavam o papado - um residente em Roma, que se chama Martin V., a quem todos os reis cristãos obedecer; outro, vivendo em Paniscole, no Reino de Valença, que se chama Clemente VII. eo terceiro, ninguém sabe onde ele vidas, a não ser o Cardeal Saint Etienne e algumas poucas pessoas com ele, mas ele se chama o Papa Bento XIV. O primeiro, que denomina-se o Papa Martinho, foi eleito em Constança, com o consentimento de todas as nações cristãs; aquele que é chamado Clement foi eleito em Paniscole, após a morte do Papa Bento XIII., por três dos cardeais, o terceiro, que dubla o próprio Bento XIV., foi eleito secretamente em Paniscole, até mesmo pelo Cardeal Saint Etienne. Você terá a bondade de rezar Nosso Salvador Jesus Cristo que, por Sua infinita misericórdia Ele pode, por que você declare a nós qual dos três é nomeado Papa, em verdade, e quem se agrada de que devemos obedecer, agora e daqui em diante, se ele que é chamado Martin, ele que é chamado Clement, ou aquele que é chamado de Bento XVI, e em quem devemos acreditar, se secretamente, ou por qualquer dissimulação, ou publicamente, pois todos nós estamos prontos para fazer a vontade eo prazer de Nosso Senhor Jesus Cristo.
"Vocês em todas as coisas
"Conde D'Armagnac."

Resposta de Joana.
"Jhesus Maria".
"Conde d'Armagnac, meu bom e querido amigo, eu, Joana, a empregada doméstica, familiarizá-lo de que sua mensagem chegou antes de mim, que me diz que você enviou uma vez para saber de mim qual dos três papas, mencionado em seu memorial, você deve acreditar. Essa coisa que eu não posso te dizer realmente neste momento, até que eu esteja em repouso em Paris ou em outro lugar, pois agora estou muito prejudicado por assuntos de guerra, mas quando você ouvir que estou em Paris, enviar uma mensagem para mim e vou informá-lo, na verdade, quem você deve acreditar, e sei que vou pelo conselho do meu Justo e Soberano, o Rei de todo o Mundo, e do que você deve fazer para a extensão da minha poder. encomendo-vos a Deus. Possa Deus tê-lo em seus mandamentos! Escrito em Compiègne, 22 de agosto. "

Em seguida, o inquérito prosseguiu assim:
"Isso é realmente a resposta que você fez?"
"Eu julgo que eu poderia ter feito esta resposta, em parte, mas não todos".
"Você quis dizer que você deve saber, por o conselho do Rei dos Reis, que a contagem deve realizar sobre este assunto?"
"Não sei nada sobre isso."
"Se você tivesse alguma dúvida sobre quem a contagem deve obedecer?"
"Eu não sabia como a informá-lo sobre essa questão, como a quem deve obedecer, porque o próprio conde pediu para saber que Deus desejou-lhe obedecer. Mas para mim, eu prendo e acredito que devemos obedecer ao nosso Senhor, o Papa que está em Roma. Disse o mensageiro do Conde algumas coisas que não estão nessa cópia e, se o mensageiro não tinha ido imediatamente, ele teria sido jogado na água --- não por mim, no entanto. Como ao conde de inquérito, querendo saber quem Deus desejou-lhe a obedecer, eu respondi que não sabia, mas eu mandei-lhe mensagens sobre várias coisas que não tenham sido colocadas por escrito. Quanto a mim, eu acredito no nosso Senhor, o Papa que está em Roma. "
"Por que você escreve que você daria uma resposta em outro lugar se você acreditou no que o papa está em Roma?"
"Essa resposta teve de referência para outras coisas além da questão dos Pontífices soberano".
"Você quis dizer que sobre a questão dos três soberanos pontífices que você teria advogado?"
"Eu nunca escreveu nem deu comando para escrever sobre o assunto dos três Pontífices soberano". E esta resposta, ela apoiada por juramento.
"Você tem o hábito de colocar os nomes"Jhesus Maria", Com uma cruz, no topo de suas letras?"
"Em algumas eu colocá-lo, e não em outros, às vezes eu coloco uma cruz como um sinal para aqueles do meu partido a quem me escreveu para que eles não deveriam fazer como as cartas, disse."
Aqui foi lida uma carta de Joan ao nosso Senhor, o Rei, o Duque de Bedford, e outros, do teor seguinte:
"Jhesus Maria."

"Rei da Inglaterra, e você, Duque de Bedford, que chamar-se regente do Reino de França; você, William de la Pole, Conde de Suffolk, João, Lord Talbot, e você, Thomas, Lord Scales, que chamam a si mesmos tenentes do referido Duque de Bedford: dar satisfação ao Rei do Céu: dar até a empregada doméstica, que é enviado para cá por Deus, o Rei do Céu, as chaves de todas as cidades em França, que bom que você tomou e quebrado. Ela está vindo aqui pela ordem de Deus para recuperar o Sangue Real. Ela está completamente pronto para fazer a paz, se você estiver disposto a dar a sua satisfação, por dar e pagar de volta à França o que tomou. E quanto a você, arqueiros , companheiros de armas, senhores e outros que estão diante da cidade de Orleans, retornar ao seu próprio país, por ordem de Deus, e se tal não for feito, então ouvir a mensagem da empregada doméstica, que em breve virá sobre vós, a sua mágoa muito grande. rei da Inglaterra, eu sou um cacique de guerra e, se tal não for feito, onde quer que eu encontrar seus seguidores na França, vou fazê-los sair, bom ou mau grado, se não quiserem ouvir, eu vou tê-los levado à morte. estou aqui enviado por Deus, o Rei do Céu, do corpo para o corpo, a unidade de todos eles fora de toda a França. E se eles vão obedecer, eu vou ter misericórdia deles. E não pense em si mesmos que você irá obter a posse do reino da França a partir de Deus, o Rei do Céu, Filho de Maria Santíssima, para o rei Carlos vai ganhá-lo, o verdadeiro herdeiro, porque Deus, o Rei do Céu, assim o quer, e ele é revelado a ele [o Rei] pela empregada, e ele vai entrar em Paris com uma boa companhia. Se você não vai acreditar na mensagem de Deus e da empregada doméstica e agir corretamente, em qualquer lugar nós vamos encontrá-lo e entrar nele fazer uma perturbação tão grande que nenhum de mil anos na França será tão grande. E certamente acreditam que o Rei do Céu vai enviar mais energia para a empregada doméstica, para ela e seus bons homens de armas, do que você pode trazer para o ataque e, quando se trata de golpes, vamos ver quem tem a melhor direita do Deus do céu. You, Duque de Bedford, a reza da empregada doméstica e ordena-lhe que você não vir a ferir grave. Se você vai dar-lhe garantias satisfatórias, pode ainda juntar-se com ela, assim que o francês pode fazer a mais bela obra que já tenha sido feito para a cristandade. E a resposta, se quiser fazer a paz na cidade de Orleans, se tal não for feito , você pode ser pouco lembrado dele, a sua mágoa muito grande. escritas nesta terça-feira na Semana Santa, 22 de março de 1428. "
"Você conhece esta carta?
"Sim, com exceção de três palavras. No lugar de" dá até a empregada doméstica ', ela deveria ser "dar até o rei." Chieftain As palavras 'de guerra' e 'corpo para o corpo "não estavam na carta que enviei. Nenhum dos senhores já ditava as cartas para mim, era eu sozinho que ditou-las antes de enviá-los. No entanto, eu sempre mostrou-lhes a alguns do meu partido. Antes de sete anos são passados, o Inglês vai perder uma aposta maior do que eles já fizeram em Orleans, eles vão perder tudo na França. O Inglês na França terá uma perda maior do que jamais teve, e que por uma grande vitória que Deus irá enviar para o francês. "
"Como você sabe disso?"
"Eu sei muito bem por revelação, que tem sido feito para mim, e que isso irá acontecer dentro de sete anos, e estou perturbada que é adiada por tanto tempo. Eu sei que por revelação, tão claramente como eu sei que você está antes de mim neste momento. "
"Quando isso vai acontecer?"
"Eu sei o dia nem a hora."
"Em que ano isso vai acontecer?"
"Você não terá mais nenhuma. Entanto, eu sinceramente desejo que pode ser antes do Dia de São João".
"Você não disse que isto ia acontecer antes de Martinho, no inverno?"
"Eu disse que antes Martinmas [November 11], muitas coisas seriam vistas, e que o Inglês talvez possa ser derrubado."
"O que você diria a John Gris, o seu detentor, sobre o tema da Festa de San Martin?"
"Eu já lhe disse."
"Com quem você sabia que isto ia acontecer?"
"Através de Santa Catarina e Santa Margarida."
"Foi São Gabriel com Saint Michael, quando ele veio para você?"
"Eu não me lembro."
"Desde a última terça-feira, você já teve alguma conversa com Santa Catarina e Santa Margarida?"
"Sim, mas eu não sei em que momento."
"Que dia?"
"Ontem e hoje, nunca há um dia que eu não ouvi-los."
"Você sempre vê-los no mesmo vestido?"
"Eu os vejo sempre sob a mesma forma, e suas cabeças são ricamente coroado. Eu não falar do resto da sua roupa: Eu não sei nada de seus vestidos."
"Como você sabe se o objeto que parece que você é homem ou mulher?"
"Eu sei bem o suficiente. Eu reconhecê-los por suas vozes, pois revelou-se a mim, eu não sei nada, mas pela revelação e ordem de Deus."
"Que parte da sua cabeça que você vê?"
"O rosto".
"Esses santos que se mostrar a você, eles têm o cabelo todo?"
"É bom saber que eles têm."
"Existe alguma coisa entre as suas coroas e seus cabelos?"
"Não."
"O seu cabelo longo e pendurado para baixo?"
"Não sei nada sobre isso. Eu não sei se eles têm armas ou outros membros. Eles falam muito bem e em linguagem muito boa, eu ouvi-los muito bem."
"Como é que eles falam, se eles não têm os membros?"
"Refiro-me a Deus. A voz é linda, doce, e de baixo, que fala na língua francesa".
"Não Saint Margaret falar Inglês?"
"Por que ela deveria falar Inglês, quando ela não está do lado Inglês?"
"Sobre estas cabeças coroadas, havia anéis? --- Nas orelhas ou em outro lugar?"
"Não sei nada sobre isso."
"Tem alguma anéis de si mesmo?"
[Dirigindo-se a nós, o Bispo:] "Você tem uma mina, dá-lo de volta para mim. Os burgúndios ter outro deles. Peço-vos, se você tem o meu anel, mostrá-la para mim."
"Quem lhe deu o anel que os burgúndios [agora] têm?"
"Meu pai ou minha mãe. Acho que os Nomes 'Jhesus Maria' estão gravadas nele. Eu não sei quem os tinha escrito lá, não há, devo dizer, qualquer pedra no anel, foi-me dada a Domremy. Foi o meu irmão que me deu o outro --- o que você tem. " [Continuando a abordar-se a nós, o Bispo:] "Conjuro-vos a dar-lhe a Igreja. Eu nunca curada qualquer um com qualquer um dos meus anéis."
"Será que Santa Catarina e Santa Margarida falar-vos debaixo da árvore de mencionar que foi feito?"
"Não sei nada dele."
"Será que eles falam para você na primavera, que é perto da árvore?"
"Sim, ouvi-los lá, mas o que eles disseram, então, eu não sei".
"O que eles prometem que, ali ou em outro lugar?"
"Eles nunca me prometeu nada, exceto por Deus deixar."
"Mas ainda assim, que promete que eles fizeram com você?"
"Isso não é o seu caso: não em todos. Upon outros assuntos, eles me disseram que meu rei seria restabelecida em seu Reino, se seus inimigos o quis ou não, eles me disseram também que me levaria para o Paraíso: I pediu que um deles, certamente. "
"Você teve alguma outra promessa deles?"
"Não havia outra, mas não vou dizê-lo, para que não toque sobre o caso. Em três meses eu vou dizer-lhe a promessa de outro."
"Ter o suas Vozes disse que antes de três meses, serão entregues a partir da prisão?"
"Isso não é o seu caso. Entanto eu não sei quando será entregue. Mas aqueles que desejam enviar-me para fora do mundo pode muito bem ir antes de mim."
"Não tem o seu advogado lhe disse que serão entregues a partir de sua prisão real?"
"Fala-me em três meses, e eu vou responder. Além disso, peço aos juramento, ao presente, se este toca o julgamento".
Nós, disse o Bispo, que em seguida, tomar a opinião dos presentes, e todos consideraram que este não toque no Trial.
"Eu já lhe disse, você não sabe tudo. Certo dia, deve ser entregue. Mas gostaria de ter licença para dizer-lhe o dia: é para isso que peço demora".
"Ter as suas Vozes proibido você falar a verdade?"
"Você quer me dizer o que diz o Rei de França? Há uma série de coisas que não tocam no caso. Bem sei que o meu Rei vai reconquistar o reino da França. Eu sei que assim como eu sei que você está diante de mim, sentada no julgamento. eu morrer, se essa revelação não me consolar todos os dias. "
"O que você fez com o Mandrake? O Mandrake foi uma parte da parafernália aceite de um feiticeiro. Foi mantida envolta em um pano de linho ou seda, e era para preservar o seu proprietário da pobreza. Brother Richard teve recentemente um sermão contra eles (Abril, 1429), e muitos tinham sido queimados em consequência. [Mandrake é uma planta pertencente à família do nightshade. A cenoura grossa como a raiz é frequentemente dividida em duas na ponta, como os pés humanos, e às vezes cresce "armas" mais para cima também. Assim, é um objeto óbvio de magia simpática.]
"Eu nunca tive um. Mas ouvi dizer que há um perto de nossa casa, apesar de eu nunca ter visto. Ouvi dizer que é uma coisa perigosa e mal se manter. Eu não sei para o que é [usado] ".
"Onde está esse mandrake de que você já ouviu falar?"
"Ouvi dizer que é na terra, perto da árvore de que falei antes, mas eu não sei o lugar. Acima desse mandrake, havia, segundo se diz, uma árvore de avelã."
"O que você já ouviu disse foi o uso desse mandrake?"
"Para fazer o dinheiro chegar, mas eu não acredito nisso. My Voice nunca me falou disso."
"Em que imagem foi São Miguel aparecer para você?"
"Eu não vi uma coroa: eu não sei nada do seu vestido."
"Ele estava nu?
"Você acha que Deus não tem meios para vesti-lo?"
"Se ele tivesse cabelo?"
"Por que deveria ter sido cortada? Eu não vi Saint Michael desde que deixei o Castelo de Crotoy. Eu não vê-lo muitas vezes. Eu não sei se ele tem o cabelo".
"Ele tem uma balança?"
"Não sei nada sobre isso. Foi uma grande alegria de vê-lo, pareceu-me, quando eu vi, que eu não estava em pecado mortal. Santa Catarina e Santa Margarida ficaram satisfeitos ao longo do tempo para receber a minha confissão, em cada turno. Se eu estiver em pecado mortal, é, sem o meu conhecimento. "
"Quando você confessou, você achou que estava em pecado mortal?"
"Eu não sei se estou em pecado mortal, e eu não acredito que eu tenha feito as suas obras, e, se agradar a Deus, eu nunca vou ser assim, nem, se Deus quiser, eu já fiz nem nunca farei obras que cobram a minha alma! "
"Sinal de que você deu o seu rei de Deus?"
"Eu sempre respondi que não vai arrastar esta em meus lábios. Vá e pergunte a dele."
"Você não juramentada para revelar o que deve ser solicitado de você, tocando o julgamento?
"Eu já te disse que eu vou dizer-lhe nada do que diga respeito ao meu rei. Thereon eu não vou falar".
"Vocês não sabem o sinal de que você deu para o rei?"
"Você não vai saber de mim."
"Mas isto toca a Trial."
"Claro que tenho prometeu manter segredo, eu lhe direi nada. Eu já disse, até aqui, que eu não poderia dizê-lo sem perjúrio".
"Para quem você prometeu isso?"
"Para Santa Catarina e Santa Margarida, e isso foi mostrado para o rei. Prometi-lhes, sem que pedindo-lhe de mim, do meu próprio livre-arbítrio, de mim mesmo, porque muitas pessoas poderiam ter me questionou se eu não tivesse prometido aos meus santos. "
"Quando você mostrou o seu sinal para o Rei, você estava sozinha com ele?"
"Eu não ter em conta qualquer outra pessoa, embora houvesse muitas pessoas perto."
"Quando você mostrou este sinal para o Rei, você viu uma coroa na cabeça?"
"Eu não posso te dizer sem perjúrio".
"Se o rei de uma coroa em Reims?
"Eu acho que o meu rei tomou com alegria a coroa que ele tinha em Rheims, mas outra, muito mais rica, teria sido dado a ele mais tarde. Agiu assim a pressa em sua obra, a pedido do povo da cidade de Reims, muito tempo para evitar uma carga sobre eles dos soldados. Se ele tivesse esperado, ele teria uma coroa de mil vezes mais rico. "
"Você viu essa rica coroa?"
"Eu não posso dizer, sem incorrer em falso testemunho, e, embora eu não o vi, ouvi dizer que ela é rica e valiosa para um grau."
Isto feito, nós colocamos um fim ao interrogatório e adiou o restante para o próximo sábado, 8 horas da manhã, no mesmo local, convocando todos os assessores de estar presentes.

transcrito do site:
http://www.indiana.edu/~sotl/portfolios/shopkow/joan.htm#trial


Nenhum comentário:

Postar um comentário