sexta-feira, 13 de julho de 2012

VICISSITUDES DA VIDA MATERIAL.


Breve análise do significado da palavra “vicissitude” em face da questão 132 de O Livro dos Espíritos, bem como do “Prefácio” à Prece Pelos Doentes, do Capítulo XXVIII, item 77, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 Em O Livro dos Espíritos (1), Kardec indaga sobre o objetivo da encarnação dos Espíritos em corpos materiais. Os Espíritos Superiores respondem apontando duas finalidades: a primeira para que os Espíritos cheguem à perfeição a segunda para que cumpram sua parte na obra da Criação.

Analisaremos, apenas a primeira parte da resposta que foi nos seguintes termos: “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisto é que consiste a expiação.”

Na mesma ordem de ideias, em O Evangelho Segundo o Espiritismo (2), , Allan Kardec ensina que: “As doenças pertencem às provas e vicissitudes da vida terrena. São inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos.”

Mais uma vez temos o vocábulo “vicissitude”

Dizem os Espíritos que a expiação consiste em sofrer todas as vicissitudes da existência corporal. A expiação não é só uma reparação de erros como se pensa. É muito mais do que isto.

Para entendermos as lições acima indicadas, necessário verificarmos os significados da palavra “vicissitude”. São estas as acepções: 1. Sucessão de mudanças ou de alternâncias. Exemplo: acompanhar as vicissitudes das estações. Meu dia foi uma vicissitude de notícias tristes e alegres. 2. Sequência de coisas que se sucedem. Exemplo: As vicissitudes das gerações através dos séculos. 2.1. Variação decorrente de tais mudanças. Exemplo: Aos mais velhos desagradam certas vicissitudes. 3 instabilidade que conduz à imprevisibilidade eventualidade, acaso. Exemplo: É preciso ter persistência para enfrentar as vicissitudes da existência. 4. Condição que contraria, ou é desfavorável a algo ou alguém insucesso revés. Exemplo: Peço-lhe que me ajude nessa vicissitude. Etimologia. Do Latim: vicissitúdo,ìnis mudança, alteração troca de favores. (3).

Portanto, vicissitude significa as mudanças das coisas através do tempo. E, principalmente, as consequências destas mudanças.

Assim, um exemplo de vicissitude é o envelhecimento do corpo carnal. E a expiação consiste no desconforto que experimentamos com este envelhecimento. As dificuldades de se locomover, de se enxergar e as doenças decorrentes da idade avançada são exemplos de vicissitudes e de expiação, vez que a expiação consiste nas alterações físicas e psicológicas da existência corporal.

Urge meditemos sobre este conceito de expiação. Na condição de Espíritos encarnados estamos ligados a um corpo material que envelhece (vicissitude), criando para nós Espíritos desconforto em utilizá-lo, e, com isto ficamos submetidos à verdadeira expiação.

Finalizando, não devemos esquecer que mesmo sofrendo as vicissitudes da vida (expiação) Deus nos proporciona vários lenitivos. Assim é que temos a medicina, que com suas várias terapias elimina muitos dos desconfortos causados pelo envelhecimento (vicissitude). E na área propriamente humana temos várias providências legislativas para minimizar a expiação decorrente da vicissitude envelhecimento.

Concluindo, mesmo na expiação, Deus sempre está nos ajudando para que o desconforto expiatório não seja além do necessário para a nossa evolução.



Bibliografia:

(1) KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.. 43ª ed. São Paulo:Livraria Allan Kardec EditoraLake, 1984. Questão 132.

(2) KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, 43ª ed. São Paulo:Livraria Allan Kardec EditoraLake, 1984. Capítulo XXVIII, V-Preces Pelos Doentes e Obsedados. Item 77. Prefácio da Prece Pelos Doentes

(3) HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro:Editora Objetiva, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário